Em uma medida inovadora o vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico enviou a Indicação nº 39/2012 que solicita a implantação em Sete Lagoas do projeto “Casa do Trabalhador”, projeto de iniciativa federal que visa a eliminação das barreiras que impedem a completa empregabilidade dos cidadãos brasileiros nesta nova era de globalização. A Indicação foi aprovada no dia 24 de Abril de 2012, na Câmara Municipal de Sete Lagoas.
O Projeto Casa do Trabalhador
Após a década de 1990, com o advento da globalização, o avanço da informática e das novas tecnologias em todas as áreas, o mercado de trabalho assumiu uma dinâmica inteiramente nova. Neste contexto, através de uma iniciativa do Governo Federal, através do Sine (Sistema Nacional de Emprego), em parceria com os municípios brasileiros través da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi criada a Casa do Trabalhador, com a missão de inserir, reinserir e manter trabalhadores no mercado de trabalho.
Desta forma o projeto visa beneficiar a todos os trabalhadores em geral, os portadores de necessidades especiais, idosos, jovens que buscam seu primeiro emprego, empregadores, desempregados e a todos os que buscam uma nova ocupação.
Os serviços oferecidos pela Casa do Trabalhador
Através da missão de inserir, reinserir e manter trabalhadores no mercado de trabalho, a Casa do Trabalhador oferece gratuitamente uma gama de serviços de capacitação profissional, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, na qual se incluem psicólogos, palestrantes e diversos profissionais que atuam na área da recolocação profissional. Dentre estes serviços oferecidos destacam-se:
Intermediação de mão de obra
Para este fim, a Casa do trabalhador disponibiliza um imenso cadastro de vagas oferecidas pelos empregadores em seu banco de dados, buscando a redução do tempo de espera do trabalhador em sua busca por um novo emprego.
Qualificação Social e Profissional
A Casa do Trabalhador oferece cursos em diversas áreas para trabalhadores, incluindo tanto os urbanos quanto os Trabalhadores Rurais, preparando-os através da qualificação e requalificação para os novos desafios do mercado de trabalho.
Seguro desemprego
A Casa do Trabalhador atua garantindo este benefício garantido pela Constituição Federal que tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa.
Carteira de Trabalho
A nova Carteira de Trabalho – CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que permite a integração nacional dos dados impedindo as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações dos dados da qualificação civil do trabalhador e outros complementares como: endereço, número do CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, da CNH, impressão digital e assinatura digitalizadas e nº do NIS/PIS. No ato da emissão da nova CTPS o cadastramento do trabalhador no NIS/PIS, é efetuado, não necessitando mais que este número seja fornecido pelo empregador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário