quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vereador Lico constata a situação da Rua Coronel Américo Teixeira Guimarães

Uma das maiores, e mais constantes reclamações que o povo de Sete Lagoas encaminha ao Vereador Marcelo Freitas de Oliveira (Lico), se refere ao estado  da limpeza  e conservação de algumas ruas , neste aspecto o maior vilão ainda é o lixo acumulado nas bocas de lobo e nas ruas do município,  que vem se transformando em depósitos de  detritos ao céu aberto,  impedindo a passagem de transeuntes e poluindo as ruas.

Após vários pedidos e reclamações de moradores da Rua Coronel Américo Teixeira Guimarães e ruas adjacentes, Lico pode constatar que apesar do esforço dos trabalhadores da limpeza pública, a principal causa deste acúmulo de lixo são as pessoas que ainda vêem as ruas como “o lugar de despejar lixo”, no dizer de um gari presente no local.

Na foto vemos Lico na Rua Coronel Américo Teixeira Guimarães exatamente no ponto onde, de acordo com os moradores e os dois garis, sempre existe um sofá descartado e queimado. “Isto é uma prova de que precisamos melhorar a educação do povo, de termos uma política de conscientização da nossa população. Esta é uma questão que já tenho planejada para meu próximo mandato , temos de pensar em uma campanha muito abrangente de esclarecimento sobre o lixo em nosso município. Já fiz projetos de vários “bota fora” , e também esquematizando o horário da passagem da coleta de lixo em todas as comunidades, para que não fique acumulado nos passeio, como aqui. Assim evitamos que animais rasguem as sacolas, piorando a situação, esparramando o lixo, o que prejudica até o fluxo da água na época das chuvas.  São ações que para funcionarem precisarão do apoio do nosso povo.” Conclui Lico.       

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico, consegue, através de ofício, maior segurança para os freqüentadores da feira da Nova Cidade

O Vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico, visando reduzir os transtornos criados pelo constante trafego de veículos na área da tradicional Feira do Bairro Nova Cidade, conseguiu junto ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eder Luiz Bolson, através do ofício nº135/GAB/LICO/2012, que seja fechada ao trafego a Avenida Prefeito Alberto Moura, no trecho entre a Rua República do Peru e Rua República do Uruguai, especificamente, no período da realização da Feira.
A área de interdição da Avenida Prefeito Alberto Moura, para o funcionamento da feira, abrange as seguintes Ruas do Bairro Nova Cidade: Rua República do Peru; Rua Gregório dos Santos; Rua República Dominicana; Rua República da Bolívia e Rua República do Uruguai.  
Esta iniciativa do Vereador Lico, propiciará maior segurança e comodidade a todos os freqüentadores, comerciantes e moradores da área da feira, coibindo o acesso de veículos que incomodavam na área das barracas da feira, oferecendo riscos aos freqüentadores deste ponto turístico de Sete Lagoas.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Projetos do Vereador Lico criam Postos de Saúde em Três bairros do município

O Vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico, apresentou junto a Câmara Municipal projetos criando postos de Saúde e implantado o Programa Estratégia Saúde da Família, ESF. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade na Câmara Municipal e já se encontram no orçamento previsto para 2013.

São Geraldo
O Bairro São Geraldo, através do requerimento nº266/2011, de autoria do Vereador Lico foi contemplado com a criação de um Posto de Saúde e a implantação Programa Estratégia Saúde da Família,ESF.

Dona Dora
Mais um bairro beneficiado através de projeto de Lico na área da Saúde foi o Bairro Dona Dora, que através do requerimento nº269/2011, fica proposto igualmente à criação de um Posto de Saúde e a implantação Programa– ESF.

Jardim dos Pequis
Através do requerimento nº268/2011, de autoria de Lico, propõe da mesma forma a criação de um Posto de Saúde e a implantação Programa Estratégia Saúde da Família, ESF no bairro Jardim dos Pequis.

A relevância social da criação destes postos de saúde se deve ao fato de que todos eram reivindicações antigas dos moradores destas comunidades, que sentiam a dificuldade de acesso à saúde por não existirem postos de saúde nas mediações de seus bairros.




Pedido de Providência do Vereador Lico propôs mudanças que melhorarão o trânsito na Rua Santa Juliana

Ainda este mês devem se iniciar as intervenções para melhoria do fluxo de veículos na Rua Santa Juliana, conforme o Pedido de Providência nº 485/2011 de autoria do vereador Marcelo Freitas de Oliveira, LICO, prevendo a implantação do estacionamento em um só sentido nesta via. O pedido de providência é de estrema importância, propondo medidas que visam minimizar os efeitos o fluxo de veículos nesta rua, que vem causando acidentes e lentidão no trânsito praticamente o dia todo.
O trânsito na Rua Santa Juliana cresceu, assim como sua importância para a cidade, o que é percebido no trânsito intenso de veículos nesta rua que passa por bairros como Boa Vista, Brejinho, Luxemburgo, São João I, São Vicente e Montreal, além de ter se transformado em via de Ligação de Sete Lagoas com a MG 238, as indústrias Iveco e Ambev e  os municípios de Jequitibá e Funilândia, Santana de Pirapama, Baldim além da área da Serra do Cipó, entre outras.
O projeto do vereador, LICO, propôs alternativas que serão adotadas para melhorar o trânsito no local, sendo a primeira delas a proibição para estacionar do lado direito da via, no sentido bairro-centro, além da redefinição dos pontos de ônibus para melhor atender aos passageiros

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pedido de Vereador Lico a Secretaria Municipal de Transito prevê Instalação de Redutores de Velocidade (Lombadas) com placas de sinalização na Rua Joaquina de Pompéu e na Av.Professor Maurílio de Jesus Peixoto

Os Sete Lagoanos tem como uma das suas maiores reclamações a morosidade e os abusos constantes no transito, no intuito de melhorar o fluxo de veículos e a segurança de nossas ruas, o vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico, constantemente apresenta projetos para a melhoria do trafego em nossas vias. Em Ofício ao Secretário Municipal de Trânsito, Sr. Alex Gonçalves Meneses, enviado no dia 28 de Junho, o vereador Lico apresentou dias medidas neste sentido, que prevêem a Instalação de Redutores de Velocidade (Lombadas) com placas de sinalização específicas na Rua Joaquina de Pompéu, nas proximidades da Rua Dante Lanza, Bairro Progresso, e na Avenida Professor Maurílio de Jesus Peixoto, na altura do número 1.246, no Bairro Boa Vista.
A instalação destes redutores de velocidade, e da sinalização, tem como finalidade melhorar a segurança em nossas vias públicas, orientando e advertindo os motoristas, evitando que desenvolvam velocidades acima da permitida, colocando em risco as suas vidas, e a outros veículos e pedestres.   

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Se encontra em estado adiantado de implantação a nova Alameda Ismael Martins criada por meio de projeto do Vereador Lico

 

Através do pedido de providencia  nº 683/2012 de autoria do vereador Marcelo Freitas de Oliveira, LICO, já se encontra em execução a obras de implantação da nova via de acesso de Sete Lagoas, a Alameda Ismael Martins,localizada ao lado do Restaurante do Trabalhador, no cento de Sete Lagoas, no local onde antes havia uma passarela de pedestres e as oficinas da antiga linha da RFFSA.  
Segundo o vereador Lico, a nova rua, um antigo anseio dos moradores da região, além de facilitar o acesso ao centro da cidade, será um marco para Sete Lagoas, pois sua abertura significa a revitalização de uma parte importante de nossa cidade, recuperando uma área praticamente esquecida que sofria com vandalismos, violência, uso e tráfico de drogas.  O abandono era tamanho, que segundo moradores, até cenas de sexo ocorriam ali em horário noturno, uma situação que vinha ocorrendo desde a mudança das instalações ferroviárias do local.
Os moradores das imediações do Restaurante do Trabalhador nos relatavam constantemente como esta área estava se tornando perigosa, e de como se sentiam acuados pela insegurança e pelas cenas constrangedoras que ocorriam neste lugar. Com a urbanização desta área, a cidade ganha em dobro,  com uma nova e necessária via pública e em com o resgate da cidadania e do direito de ir e vir dos moradores, não só os da Boa Vista, mas de todos os cidadãos de Sete Lagoas”, revela Lico.
   





‘Plantar água’ é saída para enfrentar mudanças climáticas

Matéria transcrita da homepage da FUNVERDE – Fundação Verde
http://www.funverde.org.br/blog/archives/7683
Observar as plantas e copiar a natureza. Esta foi a saída que o agricultor Jurandi Anunciação de Oliveira buscou no conhecimento tradicional para matar a charada proposta por um técnico que lhe recomendou “plantar água” para conviver com a escassez de água no semiárido nordestino de Cafarnaum, cidade baiana onde mora.
A saída também servirá para amenizar o aquecimento global, segundo entende o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Antônio Donato Nobre. Ambos estiveram juntos em conferência sobre sistemas agroflorestais e mudanças climáticas realizada em Luziânia (GO).
“Eu planto mil folhas de palma, colho 4.750 litros de água e posso cultivar manga em agosto sem depender de água de barragem ou de chuva”, contou o agricultor durante o seminário que compôs a programação do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (VII CBSAF), organizado pela Embrapa e parceiros, e que tem objetivo de proporcionar o compartilhamento de experiências.
Oliveira conseguiu driblar os efeitos da seca em sua propriedade compactando folhas de palma sob o solo em que plantaria fruteiras. Mas como essa lógica tem indicado caminhos para salvar a Terra dos efeitos danosos das mudanças climáticas – que são dez vezes mais graves do que dizia o último Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC),
conforme anunciou Nobre.
Regador do Éden
A descoberta de que a “floresta amazônica é o regador do Éden” ou que as árvores transpiram por unidade de área mais do que o oceano ocorreu fora dos modelos matemáticos dos meteorologistas, destacou o agrônomo. Pela física, os cientistas russos captaram os princípios da natureza que os agricultores já haviam captado pela intuição: as florestas funcionam como
uma bomba de água, sendo, portanto essenciais no resfriamento da Terra, disse Nobre.
Segundo ele, cada árvore grande na Amazônia chega a evaporar 300 litros de água por dia. Conseqüências do aquecimento global que estavam sendo esperadas para 2050 teriam começado a ser registradas já em 2007, destaca o pesquisador. “O gelo do Ártico derreteu tão rápido que desestimulou os investimentos para a ampliação do canal do Panamá”, aponta Nobre como um dos eventos que estão sendo antecipados, pegando meteorologistas de surpresa.
“Ou muda ou morre”
O alerta foi feito pelo agricultor familiar Oliveira para o contexto da região semiárida onde vive, mas tem a concordância do pesquisador do Inpe, cujo foco é a situação do Planeta: “a mordida virá, inesperada e brutal”, sentencia, tendo por base dados históricos e não futorológicos conforme frisa.
A saída, segundo entende não estará numa tecnologia que, sozinha, nos salve dos desastres climáticos, mas de uma agenda de colaboração e na disseminação do conhecimento.
O agrônomo desenvolve projeto denominado Fênix amazônica, uma proposta que, a partir da síntese do conhecimento acumulado em vários setores, possa ser acessível e viabilizar saídas colaborativas para questões específicas como a fundiária, dos poluentes e da sustentabilidade.
Embora aponte a necessidade de correção de rotas em diversas áreas, Nobre avalia que “não haverá solução sem a Embrapa, sem a ciência e sem o conhecimento intuitivo do produtor”.
Fonte – Valéria Costa, da Embrapa Transferência de Tecnologia / EcoDebate
Entenderam agora o que significa PLANTAR ÁGUA?

Vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico, propõe a instalação do “PROJETO OLHO VIVO” na orla da Lagoa da Boa Vista

Com o objetivo de minimizar o índice de violência, tráfico de drogas e depredação do patrimônio público, que tem aumentado a cada dia na orla da Lagoa Boa Vista, o Vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico, propõe que se instalem as câmeras do “PROJETO OLHO VIVO”, na orla da Lagoa da Boa Vista, nos mesmos moldes do Projeto já existente em outros pontos de nossa cidade.
A instalação das câmeras do “PROJETO OLHO VIVO”, vem responder ao anseio da comunidade do bairro Boa Vista,propiciando segurança a todos os moradores,  comerciantes e em especial dos praticantes de exercícios físicos que freqüentam da Academia ao Ar Livre, coibindo a crescente criminalidade e vandalismo na região, que vem afastando os turistas e freqüentadores deste ponto turístico de Sete Lagoas.
A extensão do Sistema de Videomonitoramento da Violência, mais conhecido como Olho Vivo, para a área da orla da Lagoa Boa Vista, será mais um passo para a revitalização desta área de lazer, beneficiando a todos os Sete Lagoanos.    

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projeto do Vereador Lico que cria o serviço de ambulância gratuito em Sete Lagoas tem verba de R$ 90.000,00

O deputado Duílio de Castro anunciou no dia 29 de Junho a liberação de verba no montante de R$330.000,00 para a prefeitura de Sete Lagoas. Deste valor, R$ 90.000,00 são referentes ao projeto do vereador Marcelo Freitas de Oliveira, LICO, para a aquisição de veículo exclusivo ao serviço de transporte diário, que conduzirá o público que necessita ser atendido em serviços específicos da área de saúde, como Fisioterapia, Diálise, Hemodiálise, Radioterapia e Quimioterapia, entre outros.
Publicamos abaixo o texto original da indicação Nº 49/2012 de autoria do vereador Marcelo Freitas de Oliveira, Lico, que foi votada e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Sete Lagoas:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
DIGNÍSSIMO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
SETE LAGOAS – MINAS GERAIS

Senhor Presidente,
            O Vereador que a esta subscreve, requer que após ouvida a Casa e cumprido os trâmites regimentais, seja enviada correspondência ao Exmo. Sr. Duílio de Castro Faria, MD. Deputado Estadual de Minas Gerais pelo PMN, nobre representante de Sete Lagoas e Região na Assembléia Legislativa do Estado, para que o mesmo se digne mover gestões junto ao EXMO. SR. GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PROFESSOR ANTÔNIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA, objetivando estudar a possibilidade da criação e implantação de serviço de ambulância, visando a assistência aos munícipes com deficiências e doenças, que necessitam de um transporte específico para a realização de tratamentos como a FISIOTERAPIA, DIALISE, HEMODIALISE, RADIOTERAPIA, QUIMIOTERAPIA, ETC..., no Município de Sete Lagoas/MG e região.
Sala das Sessões, 18 de Maio de 2012.
Marcelo Freitas de Oliveira - LICO
Vereador – PMN

JUSTIFICATIVA
Ressaltando que, com o crescimento da demanda na área da saúde, pessoas com deficiências e doenças das diversas enfermidades, e que tem dificuldades de locomoção, e necessitam de transporte que as conduzam até os serviços de FISIOTERAPIA, DIALISE, HEMODIALISE, RADIOTERAPIA, QUIMIOTERAPIA, ETC., para realizarem os devidos processos de tratamentos de suas doenças, buscando assim a cura, ou simplesmente amenizar o seu sofrimento, e no atual momento o município não disponibiliza de um número suficiente de ambulâncias, para o transporte da demanda cada vez mais crescente nesta área da saúde, em especial moradores de bairros muito distantes dos serviços citados, sendo a maioria público da Assistência Social não possuindo condições financeiras suficientes, para arcarem com o transporte diário.
Considerando ainda que, com a criação deste serviço de ambulâncias, o nosso município estará contribuindo de forma significativa, para que os moradores e suas famílias tenham uma qualidade de vida melhor, digna e saudável, além de ser uma medida de grande alcance social.
Sala das Sessões, 18 de Maio de 2012.
Marcelo Freitas de Oliveira - LICO
Vereador – PMN





terça-feira, 10 de julho de 2012

Lico reivindica a implantação de uma creche para os bairros São Geraldo e Dona Dora

O vereador Marcelo Freitas de Oliveira, (LICO), apresentou junto a Câmara Municipal de Sete Lagoas, o Pedido de Providência nº 94/2012 que solicita a implantação de uma creche, entre os bairros São Geraldo e Dona Dora, garantindo maior conforto para os usuários dos serviços educacionais destes bairros.
A implantação desta creche é de enorme alcance social, e segundo o vereador LICO, o projeto melhorará a qualidade de vida das famílias dos bairros São Geraldo e Dona Dora, que precisam trabalhar e não tem condições de deixar seus filhos sob responsabilidade de terceiros, que cobram pelo serviço. Além de garantir o respeito ao direito das crianças de serem bem atendidas por profissionais capacitados nesta unidade.

O projeto do vereador Lico já foi aprovado pela Câmara Municipal de Sete Lagoas, sendo que o valor da construção da creche já consta do orçamento municipal, da mesma forma que já se encontra pronta a planta baixa do prédio deste importante projeto.
As mães trabalhadoras dos bairros São Geraldo e Dona Dora aguardam ansiosas pela implantação da creche.